Coluna
O melhor remédio para a dor nas costas ainda é fazer atividade física e controlar o peso!
“Dor nas costas” é a segunda maior causa de consultas médicas de emergência, perdendo apenas para quadros gripais e resfriados.
Estima-se que 80% da população mundial terá ao menos um episódio de dor nas costas durante a vida porém, apenas 10% desses casos são decorrentes de alguma doença da coluna vertebral (como hérnia de disco, artrose, fratura, etc.) ou outras doenças (pedra no rim, endometriose ,etc.)
Podemos afirmar então que 9 em cada 10 pessoas que procuram atendimento por dor nas costas, tem na verdade problemas posturais ou musculares.
Esses problemas musculares geralmente são agudos, como por exemplo os casos em que o paciente “trava a coluna” após ter erguido algum peso ou feito algum esforço. Já os problemas posturais são crônicos e relacionados aos hábitos de vida do paciente, como falta de atividade física , cigarro e excesso de peso.
Sabemos muito bem que estes três fatores são responsáveis por problemas cardíacos, vasculares e articulares, entre muitos outros, e na coluna não é diferente. O excesso de peso causa sobrecarga das vértebras e da musculatura, a falta de atividade física provoca enfraquecimento da musculatura de sustentação da coluna, e ao longo do tempo, isso pode desencadear problemas crônicos como artrose e hérnias de disco.
A prevenção dessas lesões através de mudanças de hábitos de vida é fácil e bem menos dolorosa que uma crise de dor nas costas! Por isso:
- Cuidado ao erguer peso,
- Evite posições e atividades que tragam risco a sua coluna;
- Mantenha uma postura adequada quando usar o computador e notebook;
- Faça uma atividade física regular, que seja adequada para o seu biótipo e sua idade;
- Diminua o peso que você carrega!
Conselhos simples que vão trazer grandes benefícios para sua coluna e toda sua saúde.
Por Dr Pedro Grein Del Santoro - Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Coluna