Hidroterapia
Hidroterapia, também chamada de fisioterapia aquática é uma atividade terapêutica que consiste na reabilitação física de pacientes com diferentes tipos de distúrbios em um ambiente aquático.
Utiliza os recursos de piscinas preparadas especialmente para esse objetivo, possuindo temperatura e profundidade adequadas para o tratamento. A água utilizada é levemente aquecida causando mudanças fisiológicas nos pacientes.
Todo o tratamento é orientado por um fisioterapeuta, que utiliza objetos como pesos, bolas e arcos para estimular e acelerar a recuperação dos pacientes. A resistência provocada pela água, sua densidade, pressão e viscosidade proporcionam ao indivíduo uma recuperação prazerosa e sem dor.
Na água é mais fácil executar os exercícios físicos do que na fisioterapia comum, isso se deve ao fato do peso do paciente ser reduzido quando submerso em água.
É indicada para indivíduos com lesões musculares, indivíduos com fraturas, com artrite, artrose ou reumatismos, problemas ortopédicos, neurológicos, psicológicos e respiratórios.
Atletas que se encontram lesionados, tem uma recuperação acelerada ao utilizar a hidroterapia como recurso terapêutico.
Já seus benefícios são muitos:
- Diminui a dor,
- Reduz a atuação da forca gravitacional,
- Diminui a descarga de peso,
- Relaxa e fortalece os músculos,
- Facilita o movimento articular,
- Aperfeiçoa o equilíbrio corporal e a coordenação motora;
- Estabiliza articulações,
- Favorece o aumento das amplitudes de movimento, direta e indiretamente;
- Aumenta a circulação periférica,
- Diminui os edemas (inchaços), favorecendo o retorno venoso;
- Melhora a musculatura respiratória,
- Permite realizar exercícios precocemente em pós-cirúrgicos,
- Melhora a autoconfiança do paciente,
- Melhora os distúrbios do sono,
- Melhora a ansiedade e o stress,
- Propicia o ortostatismo e marcha,
- Estimula equilíbrio e coordenação,
- Trabalha padrões funcionais de movimento,
- Aumenta o condicionamento cardiovascular,
- Estimula o trabalho respiratório, melhorando a capacidade pulmonar;
- Melhora auto-estima
- Melhora as atividades de vida diária.
O tratamento é indicado quando o paciente está em um momento de crise aguda. Através de inúmeras técnicas de reabilitação, como o Watsu, Bad Ragaz, etc, associadas às propriedades físicas da água (pressão hidrostática, flutuação, viscosidade e aos efeitos do calor), proporcionam aos pacientes efeitos benéficos que surgem imediatamente logo após a imersão.
Na reabilitação desportiva também se tem observado a importância da hidroterapia, pois o atleta lesionado pode realizar precocemente, e de forma segura, as atividades físicas, possibilitando a simulação do gesto desportivo, prevenindo o estresse no sistema musculoesquelético, diminuindo a incidência de lesões por sobrecarga e acelerando o retorno à prática esportiva de maneira satisfatória. As principais indicações são das áreas de ortopedia e traumatologia e medicina esportiva.