Programa de prevenção de fraturas
Um artigo publicado em setembro deste ano pelo Mediaplanet para o USA Today, jornal de grande circulação nos Estados Unidos, traz a alarmante notícia: “Todos os anos, há 2 milhões de fraturas ósseas que não são causadas por acidentes”.
Não é de hoje que sabemos que a osteoporose tem uma grande conexão com o aumento do número de fraturas em pessoas idosas e infelizmente, muitas vezes é após uma fratura que o paciente descobre que sofre dessa doença.
O artigo ainda cita que 57 milhões de americanos tem osteoporose e baixa massa óssea, o que aumenta o risco de fraturas. O risco de uma mulher com osteoporose quebrar o colo do fêmur (articulação do quadril: osso da coxa com a bacia) é muito maior que ser diagnosticada com câncer combinado de útero e ovário.
Somente 23% das mulheres nos Estados Unidos fazem testes relacionados com a osteoporose e iniciam o tratamento preventivo. No Brasil, esses números ainda não são claros mas sabemos que o número de pessoas em tratamento é muito inferior ao que deveria.
Pensando nessa prevenção, o Instituto Paulo Alencar criou o Grupo de Prevenção de Fraturas, formado por médicos, enfermeiras, nutricionista e fisioterapeutas que fazem uma avaliação global do paciente incluindo:
- Exames laboratoriais;
- Exames de imagem;
- Avaliação física;
- Avaliação e orientação nutricional;
- Acompanhamento e orientação de enfermagem;
- Avaliação da estrutura residencial;
- Atividades físicas supervisionadas.
Entre em contato para maiores informações.